Vocalista, frontman e fundador do HIM Nascido em: 22/11/76
Filme preferido: O Estranho Mundo de Jack
Interesses: Música, poesia, anos 80, as fotografias do Mige, o folclore de países do Leste Europeu.
Alguns ídolos: Gene Simmons, Ozzy Osbourne, Edgar Allan Poe, Timo K. Mukka, Clint Eastwood e Neil Young.
Outros fatos: Ville compõe todas as músicas do HIM, é vegetariano, não segue nenhum tipo de religião, não bebe nenhuma gota de álcool desde abril de 2007, tem um irmão mais novo chamado Jesse que é bicampeão de boxe tailandês na Finlândia. A primeira banda em que ele tocou foi Kemoterapia, em 1983. Seguidamente participou de vários projetos (aos 14 anos já tinha tocado em pelo menos 7 bandas).
Nascido e criado num subúrbio de Helsinki, Finlândia, Ville Hermanni Valo está envolvido com música desde pequeno. Entretanto, seu primeiro modelo não foi um músico, mas seu cachorro Sami. Segundo Ville, foi com Sami que ele cresceu e aprendeu a andar. Quando o cachorro morreu, o pequeno Ville ficou tão traumatizado que foi parar no hospital com uma crise de asma muito grave. Até hoje, sempre que se aproxima de algum animal, a crise volta. O remédio de asma é o atual melhor amigo do cantor. Ele e o maço de cigarros, claro.
Já na infância Ville mostrou interesse pela música. Kari Valo, seu pai, disse uma vez: “Quando ele tinha cinco ou seis anos, tentei colocá-lo no esporte, mas ele se interessava cada vez mais por música”. Desde então, Ville foi educado em escolas que davam grande ênfase em educação musical. Mesmo briguento e com dificuldade de concentração, ele sempre foi um bom aluno.
Ville conheceu Mige na 3ª série (e Mige estava na 5ª), quando o interesse de ambos pelo baixo e pelo Black Sabbath os fez se tornarem amigos. Já Linde estudou com Ville a partir da 7ª série. Mais uma vez foi a música que os aproximou. Durante toda a época escolar, os três fizeram parte de diversas bandas; juntos ou não.
“Eu comecei minha carreira musical por causa do Kiss. Gene Simmons para ser mais específico, por causa do sangue e do fogo” – Ville Valo.
Na adolescência Ville passou a trabalhar na sex shop de seu pai, experiência que ele considera “um grande aprendizado”, ainda que não fosse lá um emprego muito confortável.
Ele saiu de casa aos 18 anos, pois seu pai pegara um novo cachorro para criar e Ville voltou a ter crises asmáticas. Dessa forma, Kari e Anita Valo, acharam que era um bom momento para alugar um apartamento, de forma que Ville, ao morar sozinho, pudesse também se concentrar na sua música em tempo integral.
Desde então, não mais parou. O HIM é seu projeto principal de vida desde 1991.